Nossa História

Histórico da Comunidade Cristã Nossa Senhora do Carmo do Povoado Novo Pernambuco

           

    Tudo começou a partir da doação da imagem da Padroeira Nossa Senhora do Carmo que um senhor ganhou em uma rifa, a mesma foi trazida pela senhora Marta Justino domiciliada no Povoado Silvestre adjacente ao Povoado Novo Pernambuco; essa foi a maior motivação para o princípio da Comunidade cristã.

    No início do ano 2005 a Senhora Maria de Lourdes da Silva manifestou o interesse pela construção da Capela, a mesma doou um terreno para este fim, com ajuda de Leandro Tiburtino (O mesmo foi ordenado Padre na Paróquia Bom Jesus da Lapa- Bahia no ano de 2018), entraram então em contato com Padre Claudio da Cidade de Carnaíba, o mesmo benzeu o local onde mais tarde seria construída a Capela, e orientou que a capela pertenceria a Paróquia de São Francisco de Assis localizada na cidade de Afogados da Ingazeira- PE.

    Dona Lourdes foi a reunião e já deixou marcado o dia para uma missa na Comunidade, sendo esta realizada na Escola Municipal Imaculada Conceição e presidida por Padre Aderlan Siqueira Campos.

    No mesmo ano 2005 deram início a construção do templo, contando com as doações aqui citadas como  A prefeitura Municipal de Carnaíba na pessoa do prefeito Anchieta Patriota fez a doação dos tijolos; O Deputado Gonzaga Patriota doou a madeira para o telhado; Sebastiana Maria da Silva moradora da Comunidade doou à mesa do altar; Márcia Regina Leobino doou objetos litúrgicos utilizados no altar; dentre outras doações feitas por moradores da comunidade.

    O pedreiro voluntário que deu início a construção da Capela foi Antônio Ramos, e um dos seus ajudantes ainda criança com os seus 10 anos de idade (Jose Jario) juntos deram inicio a construção, posteriormente surgiram novos voluntários José Costa, Ivanildo Costa, Zé Maroca, Enoque Braz, dentre outros homens que ajudaram como ajudantes, enquanto estava em construção, as missas e encontros religiosos eram realizados na Escola da Comunidade e na casa de moradores. A primeira missa realizada Na Capela foi realizada dia 20 de janeiro de 2007 pelo Padre Aderlan Siqueira Campos, então pároco desta Comunidade, em 13 de julho deste mesmo ano foi realizado a 1ª edição da festa em devoção a padroeira.

    A doadora do terreno e principal articuladora para construção da Capela a Sra. Maria de Lourdes da Silva tornou-se Ministra da Palavra e da eucaristia, realizando a celebração da palavra todos os domingos. As primeiras catequistas da Comunidade foram Rosália, Michele e Miziliane. Também como responsável pela Infância missionária Jessica Ramos. Por esta Capela passaram também os padres Fabiano Alves de Lima, Josenildo Nunes, Rogério Marinho, Evandro Oliveira, Antonio Orlando e o atual pároco no corrente ano Pe. LUIS MARQUES FERREIRA.

 

Autoria: Lurdes Teotônio, Jose Jario.

 

História contada por Marta Justino

    No Sítio Merença município de Carnaíba – PE, nos anos 70 residiam um casal e família Manoel Teotônio e senhora Maria do Carmo pais de cinco filhos ela católica praticante devota de Nossa Senhora rezava o terço todos os dias e aos domingos junto à família ouviam a missa pela rádio Pajeú na época celebrada pelo saudoso Monsenhor Antônio de Pádua Santos.

    Com o passado dos anos começou a formar-se uma vila e com desenvolvimento a Vila passou a ser nomeado Povoado Novo Pernambuco no ano 88 a senhora Maria do Carmo conhecida por dona Carminha veio a sofrer um grave problema de saúde onde hospitalizada por muitos dias volta para sua casa sem melhoras, mas consciente que se faça a vontade de Deus chegando a nossa comunidade de Silvestre adjacente a novo Pernambuco um grupo de seminaristas Carmelita que em missão visitavam as comunidades rurais que pertenciam a forania de Princesa Isabel na Paraíba sabendo do estado de saúde já debilitada foram visitá-la em um momento de oração com a família deixaram devocionário de Nossa Senhora do Carmo para rezarem e não perderem a fé, mas sim confiasse na vontade de Deus.

    Partindo para junto de Deus nos deixou muitas saudades, mas certo que a vida continua passou tempo e na comunidade a missa era celebrada na escola Imaculada Conceição por padres que vinham da Matriz do Senhor Bom Jesus dos remédios. No ano de 2005 acontecia na comunidade de Lagoa de Cruz que faz parte da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho de Princesa Isabel na Paraíba administrada pelos Carmelita Frei Paulo, a reforma da Capela da Virgem do Carmo Padroeira da comunidade terminada a obra foi programado um sorteio de uma imagem da Virgem do Carmo entre os Devotos da Comunidade e cidades vizinhas em agradecimento de Frei Paulo pelo empenho de todos foi sorteado o casal de Tavares Sormano e Leda na segunda-feira dia de feira livre na cidade de Tavares a esposa de Sormano em conversa com a senhora Marta Justino moradora da comunidade Silvestre que trabalhavam como feirante em Tavares comentou da alegria dos mesmo ter ganhado a imagem em suas casa, porém o desejo do casal era doar a imagem da Virgem do Carmo para uma comunidade para qual a mesma fosse tomada como padroeira em resposta Marta informa que conhecia uma comunidade que por sua história e fundação acolheria imagem com muito amor e devoção, na mesma semana Marta procura a comunidade na pessoa da filha de dona Carminha, Maria de Lourdes Teotônio a qual muito feliz aceitou a idéia e foi realizada a primeira reunião na escola com os professores Alex Gomes e Cícera Marques e todos os moradores da comunidade assim deu-se início aos trabalhos da construção da Capela de Nossa Senhora do Carmo e com a chegada da imagem iniciaram a peregrinação do mês mariano as residências das famílias do povoado onde se arrecadou-se inúmeras doações por parte de todos, para construção da capela.

    Só em 20 de janeiro de 2007 foi celebrada a primeira missa na capela pelo Padre Aderlan Siqueira Campos pároco da comunidade tendo Lurdes Teotônio com o ministra da palavra e coordenadora da capela no Povoado Novo Pernambuco município de Carnaíba no mesmo ano de 13 (treze) á 22 (vinte e dois) de julho de 2007 foi realizada a primeira festa da comunidade em honra a Nossa Senhora do Carmo desde aí cada vez mais cresce a fé e a devoção da comunidade a virgem do Carmo.

 

Autoria: Marta Justino.